A PREPARAÇÃO // PARTE 1

25 05 2008

Demorou mas o post veio!
Vou falar um pouco sobre a minha preparação para entrevista da Disney.
Mas antes que vcs achem que eu sou completamente maluca vou explicar todo o contexto e algumas outras coisinhas. E como eu estou prevendo que este post será gigante, vou dividir em 3 partes.

PARTE 1 – ENTREVISTA PRO WORK&TRAVEL 2005 // A DECEPÇÃO

Eu fiz o programa Work&Travel da STB em 2005/2006. E funciona assim: todos os inscritos no programa tem um emprego garantido. Mas lá por setembro alguns empregadores vem para o Brasil fazer entrevista. Ou seja, é uma chance de aproveitar pra escolher um lugar e um trabalho melhor. No meu ano não tinham umas vagas tããão boas quanto as que aparecem agora, mas como eu não queria ser jogada pra qualquer canto dos EUA, e principalmente não queria ir pra Ski Resort, onde são a maioria das vagas, fui pra SP tentar um emprego em um Hotel em Miami Beach. Imagina que delícia?
Estava extremamente confiante. Contei pra todo mundo que eu ia pra lá. E nem me preocupei em pensar nas possíveis perguntas que seriam feitas.
Fui marcada pra assistir a palestra e ir na entrevista a tarde (já tinha uma turma de manhã). Quando fui ver os detalhes das vagas oferecidas tinham cartazes falando de cada uma na parede e lá estava: MIAMI BEACH – HOTEL XYZ – ESGOTADO.
Fiquei muuuito decepcionada e principalmente muito brava! Quem foi de manhã ficou com as melhores vagas. E como eles dizem na hora se passou ou não, elas esgotam super rápido. Ridículo, não?? Imagina se fosse assim no ICP??? A cidade que ficasse por último teria pouquíssimas vagas disponíveis.
Enfim, tive que escolher entre os empregadores que sobraram e fui para a minha 3a opção que era uma loja em Clearwater-Florida, do ladinho de Tampa.
Entrei na sala com um menino e a entrevista era com uma mulher.
Ela me fez umas 3 ou 4 perguntas. Lembro que uma delas foi sobre minha experiência de trabalho. E a outra, pra vcs terem uma noção do desastre, foi: Pq vc quer essa vaga em Clearwater?
E a minha resposta……………..Hummm… Ahhhh… Because I like the beach!!!!!!!!!!!
Num inglês nojento! Foi ridículo. Eu travei totalmente. Na folha de anotações ela colocou que meu inglês era regular/ruim. Isso foi o que mais acabou comigo.
9 anos me arrastando pra aula de inglês e na hora que eu realmente preciso usar, é esse desastre.
Nem preciso dizer que não passei. E o pior foi voltar pra casa e ter que contar pra todo mundo que eu fui tão convencida pra lá e no fim não consegui.
E o pior (2) foi que meu amigo, que estava indo também, passou pra ir pra Clearwater e eu teria que esperar mais uns 2 meses pra ser empregada em qualquer canto dos EUA, pra qualquer trabalho.
Um tempo depois (muito tempo depois) minha orientadora descobriu que um Ski Resort do tamanho do clube da minha cidade, no meio de uma estrada, no meio do nada, estava analisando o meu currículo. Nem preciso dizer que fiquei desesperada e falei pra ela na hora que já era pra avisar que eu não iria aceitar aquela Job Offer e que já era pra procurar outro lugar pra mim.
Até que um bom tempo depois surgiram novos empregadores, uma lista de uns 5, que eram até bem bons. E como eu tinha colocado na cabeça que eu queria ir pra Florida de qualquer jeito, peguei a vaga pra trabalhar no Sonny`s Barbecue em Panama City – Florida. Não era exatamente o que eu queria, pq minha preferência era ficar mais pro sul, onde poderia viajar pra Miami, Tampa, Orlando etc. Mas ainda era Florida né!?
Panama City fica 5 horas de carro de Orlando. Fica na Golf Coast. Atravessando uma ponte, que era 2 quadras da minha casa, tem Panama City Beach, uma praia linda. Até trabalhei lá no 2o mês do programa. Fica do lado da praia onde foi filmada cena do Show de Truman quando ele descobre que estava em um cenário. Mas eu acabei não indo lá.
Mas no fim foi tudo incrível. Morei com mais 7 brasileiros (era pra ser 9, só que uma menina desistiu depois de 3 dias e um outro menino acabou nem indo). O trabalho era ótimo. Apesar dos problemas que aconteceram no começo. Mas o melhor foram as pessoas que eu conheci lá.
E foi até muito bom eu não ter ido pra Clearwater. Meu amigo que foi disse que vivia em condições precárias, com um pessoal não muito legal. O trabalho era chato, e ele não ganhava nem a metade do que eu.
Realmente agora eu acredito que nada acontece por acaso.
E já aproveitando que sai um pouco fora do tema desse post, queria contar pq escolhi fazer o Work e não o ICP. E os motivos foram 2: o primeiro pq eu sabia que o processo era muito demorado e difícil de passar. Sabia que não tinha muitas condições de passar pelas 2 entrevistas. E o outro motivo foi pq o ICP são só 2 meses e o work é até 4 meses. Na verdade eu poderia até ter tentado o ICP, e depois, se não passasse, ainda poderia fazer o work. Mas até que foi bom assim pq agora terei essas 2 experiências.
Mas depois eu faço outro post com mais detalhes sobre como foi o meu work, até mesmo pra quem fica em dúvida entre o Work e o ICP, ou pra quem não passa no ICP mas quer ir de qualquer jeito.
EM BREVE – A PREPARAÇÃO PARTE 2.


Ações

Information

2 responses

25 05 2008
Felipe

Oi Ana!
Adorei saber como funciona o Work!
o medo que eu tenho é por não ser um programa tão fechadinho com é o ICP, mas em compensação vc ganha na independencia né? pq em Orlando a gente vive na bolha disney… e depois de um tempo, cansa!
hehehehe
adoro seu blog!

bjaoi

11 07 2008
Histórias mirabolantes do Work and Travel «

[…] sobre eles pra não fazer feio na entrevista (ou pelo menos é o que deveria, quem leu a primeira parte da minha preparação pro HCP sabe do que eu tô falando). Mas isso é uma opção sua, se não quiser ir na entrevista […]

Deixe uma resposta

